Your browser does not support JavaScript! Gestão por Competências na UFSM - SITE PROGEP - UFSM
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Objetivo

Realizar o mapeamento das competências dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria, fornecendo subsídios para a introdução do modelo de gestão por competências na instituição, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

 

Benefícios da Implantação da Gestão por Competências na UFSM

  • Planejamento da Força de Trabalho: adequado aproveitamento do potencial humano, alinhando os perfis dos servidores às demandas da instituição;
  • Recrutamento e Seleção: irá possibilitar a adequação dos processos seletivos de novos servidores;
  • Capacitação e Desenvolvimento: fornecerá subsídios para estruturar programas de treinamento (trilhas de aprendizagem) voltados ao desenvolvimento das competências necessárias;
  • Gestão do Desempenho: adequação do processo de avaliação de desempenho, atendendo às diretrizes do Plano de Carreira (PCCTAE) e permitindo uma avaliação de desempenho estratégica voltada às necessidades reais de cada unidade/ subunidade;
  • Atender às exigências do órgãos de controle (CGU, TCU);
  • Possibilitar a implementação de uma gestão estratégica de pessoas, moderna e efetiva, alinhada à administração pública gerencial e voltada às competências;
  • Reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais e as já disponíveis no contexto da instituição;
  • Auxiliar os gestores a dar feedback às pessoas sobre como estão em relação às competências necessárias para o desempenho de suas atividades.

 

Classificação das Competências

Organizacionais

Comuns

Gerenciais

Especificas

 

Fases

1ª Fase - Definição das competências organizacionais baseadas nos documentos estratégicos da UFSM, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão, validadas pela alta direção.

2ª Fase - Definição das competências comuns norteadas pelas competências organizacionais e validadas pelos servidores da UFSM;

3ª Fase – Definição das competências gerenciais com base nos resultados do Lidere: Programa de Desenvolvimento de Gestores da UFSM e no Programa de Avaliação de Desempenho, validadas pelos servidores da Instituição.

4ª Fase – Definição das competências específicas, com base nos processos de trabalho, validadas com as equipes responsáveis.

 

cronograma

 

 Equipe

Comissão instituída pela Portaria nº 83.748, de 18 de abril de 2017.

  • Andressa Fighera
  • Carine Viegas Cavalheiro
  • Géssica Lovato Sório
  • Jefferson Menezes de Oliveira
  • Mariana de Freitas Baldissera
  • Paula Borges Tronco
  • Priscilla Westphalen Berneira Teixeira
  • Tatiane Stefanel Franchi